COISA DE CINEMA - Carros roubados eram ‘engolidos’ como na garagem do Batman e polícia acaba com plano do mal


O desmanche escondia mais de 200 carros e funcionava de forma parecida com a garagem nos filmes do Batman – com sistema de elevação para esconder os veículos no subterrâneo ,Todo o processo era feito mecanicamente e, em menos de um minuto e meio, o carro desaparecia, Assim que os carros roubados ou furtados entravam na garagem da residência, eram “engolidos” pelo porão da casa por meio de um sistema de elevadores, que depois de recolher o carro ainda preservava o esconderijo com uma tampa. Com o recurso, até a localização de veículos com rastreador ficava mais difícil


Assista ao vídeo do desmanche feito pela Banda B




Dois meses de investigação dos policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) resultaram na descoberta de um dos maiores esquemas de furtos e roubos de caminhonetes de Curitiba. O desmanche escondia mais de 200 carros e funcionava de forma parecida com a garagem nos filmes do Batman – com sistema de elevação para esconder os veículos no subterrâneo. Uma pessoa foi presa.
A operação começou no início da noite desta quarta-feira (30) e deslocou equipes da especializada até o bairro Atuba, na divisa entre Colombo e Curitiba. A casa onde funcionava o esquema era na rua Francisco José de Almeida. Assim que os carros roubados ou furtados entravam na garagem da residência, eram “engolidos” pelo porão da casa por meio de um sistema de elevadores, que depois de recolher o carro ainda preservava o esconderijo com uma tampa. Com o recurso, até a localização de veículos com rastreador ficava mais difícil.
Todo o processo era feito mecanicamente e, em menos de um minuto e meio, o carro desaparecia. O delegado Cassiano Aufiero, que comandou as investigações, disse que o esquema funcionava há cinco anos. “As caminhonetes que encontramos aqui estavam em partes já desmanchadas – portas, motores. Cerca de 90% das caminhonetes que eram roubadas na região podemos fizer que vieram para cá”, disse o delegado.
Claiton Vicente, 33 anos, foi detido e outro suspeito já foi identificado. Vicente contou aos policiais que trabalhava há sete anos na Loja Valdeira, uma autopeças onde parte dos veículos possivelmente eram vendidas. “Encontramos um carro que estava envolvido em um latrocínio há dois meses. Um motorista de uma BMW foi morto por causa do assalto”,


Vizinho surpreso


Mesmo funcionando há anos no mesmo local, um morador que teve medo de se identificar disse que nunca suspeitou dos vizinhos. “Eles entraram e saíam, mas jamais eu pude imaginar. O dono é, nossa, 100%”, disse. Além de todo tipo de peças foi recuperado também um jet ski, uma empilhadeira e uma caminhonete Nissan Frontier, furtada no último dia 11, no bairro Alto da XV, em Curitiba.
A DFRV continua as investigações para “vencer o mal” e conseguir prender outros integrantes da quadrilha e o dono da autopeças, que revendia as peças, apontado como o chefe da quadrilha.


Por Elizangela Jubanski e Juliano Cunha
Vídeo e fotos - Banda B

UOL-CALÇADA CAPAZ DE GERAR ENERGIA SOLAR É INSTALADA NOS EUA

asfalto-absorve-poluicao-ar-descubra-o-verde
Um grupo de estudantes do Instituto Solar da Universidade George Washington e os arquitetos norte-americanos do Studio39 desenvolveram o Solar Walk, um pavimento sensível que transforma os raios de sol em energia. Composta por painéis fotovoltaicos, a nova calçada é resistente, não oferece riscos aos pedestres e ainda pode gerar até 400 watts de eletricidade.

Composta por 27 placas solares semitranslúcidas instaladas no chão, a calçada, com pouco mais de nove metros, é capaz de fornecer eletricidade a um sistema de 450 lâmpadas LED instaladas debaixo do passeio público, e, no final de sua extensão, a estrutura se liga a um sistema que gera energia suficiente para abastecer o Innovation Hall, importante edifício da universidade.

A solução em mobilidade urbana para pedestres, que também é fonte interminável de geração de energia limpa, foi instalada no campus de ciência e inovação da universidade, localizada no estado norte-americano de Virginia. Segundo o site Gizmag, os painéis foram construídos pela empresa Onyx Solar, com a cor cinza e aparência semelhante à do cimento. A estrutura é totalmente segura, e não transmite calor aos pedestres, mesmo durante os picos de geração de eletricidade.

Com a apresentação e o patenteamento da calçada geradora de energia solar na universidade norte-americana, a expectativa é que as autoridades públicas e a construção civil inspirem-se na instalação, ampliando o eixo de aplicações de energias renováveis ao redor do mundo. Esta não é a primeira experiência de tecnologia verde com os pavimentos instalados nas cidades: conforme informamos em junho deste ano, foi criado na Holanda um asfalto especial, capaz de absorver a poluição do ar.

Por Gabriel Felix

Texto originalmente postado no Ciclo Vivo | Criado para informar as mudanças e novidades do mundo da sustentabilidade, além de fomentar atitudes mais positivas e conscientes. Com alicerce em três pilares (econômico, social e ambiental) as notícias envolvem: meio ambiente, tecnologia, arquitetura, negócios, design e outros.