Limão: barato, fácil de encontrar e aliado da saúde

Limão: barato, fácil de encontrar e aliado da saúde

Limão
O limão é bastante conhecido dos brasileiros: vai bem na forma de suco geladinho, para dar aquele toque ao peixe e ao camarão, ou em sobremesas como sorvete ou mousse. O melhor é que não pesa no bolso: é uma fruta barata e que pode ser encontrada o ano todo.
De acordo com a nutricionista Stephanie Fontanari, além de vitamina C, seu principal nutriente, o limão também contém silício, fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio e algumas vitaminas do complexo B. "O limão, por ser fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de outros nutrientes, como ferro e cálcio.
Antitérmico e antibiótico por ser rico em ácido cítrico, o limão ajuda a alcalinizar o sangue fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Seus poderes adstringentes ajudam a eliminar gases e eliminar o excesso de gordura consumida. Também tem propriedades laxantes por conta da fibra e do magnésio, estimulando o bom funcionamento intestinal.
Aliás, o magnésio presente no limão possui papel fundamental no combate a osteoporose, porque sem o magnésio o cálcio não se fixa nos ossos. "Ele é considerado um tônico das articulações e músculos - inclusive do músculo cardíaco, protegendo de doenças cardiovasculares", pontua Stephanie. O potássio também merece um aparte: ele regula a entrada de água nas células.
Estudos dão conta de que existe um princípio ativo na casca da fruta chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico, dissolve cálculos renais e previne o câncer.
A fruta também é aliada para quem quer perder peso, conforme explica a especialista: "Ela possuiu propriedades emagrecedoras, pelo seu efeito desintoxicante, ajuda a baixar os níveis de colesterol e alcalinizar o sangue". Além disso, o limão possui uma fibra natural que reduz a absorção de gordura armazenada pelo corpo, e ajuda você a se sentir saciado. "Na sua entrecasca há uma fibra chamada pectina. Essa fibra solúvel ajuda a redução do colesterol ruim e confere uma sensação de saciedade maior, pois retarda a digestão do carboidrato", diz.
E, para quem está a fim de colher os benefícios do limão, a nutricionista indica o consumo de até duas frutas por dia. "O limão pode ser consumido em forma de suco, molhos, como tempero das saladas ou em cima de carnes", sugere. E nem é preciso se preocupar com calorias: 100 gramas da fruta possuem apenas 44 kcal.
Na hora de comprar, prefira os mais verdinhos, com casca brilhante. Ao manusear o limão, deve-se lavar muito bem as mãos antes de se expor ao sol. Todo cuidado é pouco pois podem se formar manchas escuras na pele.
Com benefícios incontáveis, só há um porém: como a fruta é considerada ácida, existe uma contraindicação. "Deve ser evitada por pessoas que apresentam desconforto gástrico com a sua ingestão", finaliza Stephanie.