G1-Operação global da Interpol apreende 10 milhões de remédios falsificados

Ação foi contra sites que vendiam medicamentos em 99 países.
No total, 58 pessoas foram presas pela Polícia Internacional.

Da France Presse

Imagem divulgada pela Interpol de medicamentos falsificados apreendidos durante operação policial (Foto: Divulgação/Interpol)Imagem divulgada pela Interpol de medicamentos falsificados apreendidos durante operação policial (Foto: Divulgação/Interpol)
A Interpol anunciou nesta quinta-feira (27) ter apreendido cerca de 10 milhões de unidades de medicamentos falsificados durante uma operação contra sites de venda na internet em 99 países.
"As quantidades apreendidas mostram um aumento de mais de 100% em relação a uma operação anterior realizada em 2012", indicou Aline Plançon, vice-diretora do programa sobre a criminalidade farmacêutica da Interpol.
A organização de cooperação policial com sede em Lyon (leste da França) estimou em US$ 41 milhões o valor dos medicamentos apreendidos. Em uma semana, do dia 18 ao 25 de junho de 2013, mais de 17.000 sites na internet que vendiam medicamentos foram fiscalizados, e 9.610 deles fechados. No total, 58 pessoas foram presas.
"Cada vez mais medicamentos são vendidos através da internet", ressaltou Plançon, que lembra o perigo de consumir medicamentos falsificados, cujos princípios ativos podem ter sido modificados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a metade dos medicamentos vendidos via internet são falsificados.